Atualmente, existem 115 milhões de pequenas empresas em escala global. Há mais de sete milhões de pequenas empresas no Brasil contribuindo com 27% do PIB (Fonte: SEBRAE). A maior fonte de criação de emprego é feita por pequenos empresários. Em média, cerca de 100 a 1.500 funcionários são contratados por todas as pequenas empresas.
Isso reitera o fato de que a contribuição das pequenas empresas para as economias e a possibilidade de emprego são extensas.
É também importante que os interesses e os requisitos destas MPE sejam protegidos e salvaguardados para benefício coletivo. As startups e o empreendedorismo devem ser incentivados a inspirar negócios mais inovadores para o benefício final do usuário final.
Após o surgimento da Internet, a publicidade e o marketing impulsionaram maciçamente o crescimento das vendas através do marketing de conteúdo.
A segunda era do marketing de conteúdo começou em 2004, que consiste em eBooks, artigos, blogs, relatórios, etc., trouxe uma infinidade de oportunidades para as pequenas empresas para promover produtos e serviços online. Além disso, ficou provado que o marketing de conteúdo é um método acessível e econômico, especialmente para micro empresas.
As metas de gestão de marca, tráfego, leads, vendas e atendimento ao cliente são alinhadas e realizadas com sucesso, economizando custos com a implementação do marketing de conteúdo.
Especificamente discutindo sobre a geração de vendas, que é a principal missão de todas as empresas, é facilmente dimensionada através de marketing de mídia social, marketing de vídeo e marketing de conteúdo. Isso também significa que o público tem mais conhecimento online e está ciente de tomar decisões de qualidade sobre os desejos e necessidades com uma variedade de opções.
Apesar da concorrência, o marketing de conteúdo lidera e oferece sucesso para os profissionais de marketing atingirem seus clientes gerando vendas. O mercado de comércio eletrônico vale US $ 22 trilhões e espera-se que a contribuição do segmento de pequenas empresas cresça continuamente.
Esses três termos são integrados e interligados para produzir resultados positivos para um pequeno negócio.
Como hoje em dia um bom número de clientes prefere fazer compras online, tornou-se necessário que as empresas direcionem tráfego para seus sites. Eles terão que garantir uma forte marketing de conteúdo para presença online, se quiserem alcançar o sucesso.
Abaixo o passo a passo para criar marketing de conteúdo para a sua imprensa:
É necessário, também, que esse objetivo seja compartilhado a todos que irão participar do lançamento da campanha.
Costumo utilizar, nessa etapa, uma análise SWOT (abreviação de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), ou seja, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para a empresa que irá iniciar a campanha e, também, verificar o comportamento da concorrente.
Outro importante ponto a ser observado nessa etapa é a análise de demanda pelo produto ou serviço que a empresa pretende divulgar. Geralmente é utilizado o Google Trends para mensura a busca de determinadas palavras chaves que podem ser utilizadas no marketing de conteúdo.
Definir exatamente o perfil de sua persona ajudará a todos que trabalharão na sua estratégia e na geração do marketing de conteúdo para a sua empresa.
Mas basta apenas "cuspir" palavras ou fotos ou link de vendas nas redes sociais ou envio de emails e pensar que isso irá se traduzir em vendas. Muito pelo contrário, o conteúdo deve chamar a atenção do seu público (que a maioria da vezes não está interessado em comprar) para que o mesmo visite a página, curta a sua publicação e compartilhe o que viu (ou recebeu) com os amigos.
Dependendo da plataforma, o conteúdo tem que passar por adaptações para poder ser divulgado. Por exemplo, o twitter tem a limitação de 140 caracteres em seus textos. No instagram, o vídeos têm duração de 60 segundos. É necessário ficar atendo a esse detalhes.
Através de vários formatos de conteúdo, o público será direcionado a visitar a sua loja ou site e, em contrapartida, fornecer informações sobre o próprio perfil. Em geral costuma-se coletar o Nome e e-mail da pessoa.
É importante acompanhar e medir a quantidade de tráfego da campanha em determinado período (diária, semanal, mensal) e quantos desses clientes, efetivamente, transformaram-se em leads.
Saber quantos leads e de onde eles vieram (Facebook, Youtube, Email marketing, etc) é importante, mas é fundamental saber quantos desses leads se tornaram novos clientes, o que é comumente chamado de ROI (retorno sobre o investimento). Nessa métrica é possível saber quanto custou cada cliente.
Muitos pequenos empresários caem no erro fazer uma propaganda paga e acreditar que, com isso, as vendas irão aumentar automaticamente. Se a campanha for feita com um conteúdo pobre e sem direcionamento, só haverá perda de tempo e dinheiro.
Isso reitera o fato de que a contribuição das pequenas empresas para as economias e a possibilidade de emprego são extensas.
É também importante que os interesses e os requisitos destas MPE sejam protegidos e salvaguardados para benefício coletivo. As startups e o empreendedorismo devem ser incentivados a inspirar negócios mais inovadores para o benefício final do usuário final.
Após o surgimento da Internet, a publicidade e o marketing impulsionaram maciçamente o crescimento das vendas através do marketing de conteúdo.
A segunda era do marketing de conteúdo começou em 2004, que consiste em eBooks, artigos, blogs, relatórios, etc., trouxe uma infinidade de oportunidades para as pequenas empresas para promover produtos e serviços online. Além disso, ficou provado que o marketing de conteúdo é um método acessível e econômico, especialmente para micro empresas.
As metas de gestão de marca, tráfego, leads, vendas e atendimento ao cliente são alinhadas e realizadas com sucesso, economizando custos com a implementação do marketing de conteúdo.
Especificamente discutindo sobre a geração de vendas, que é a principal missão de todas as empresas, é facilmente dimensionada através de marketing de mídia social, marketing de vídeo e marketing de conteúdo. Isso também significa que o público tem mais conhecimento online e está ciente de tomar decisões de qualidade sobre os desejos e necessidades com uma variedade de opções.
Apesar da concorrência, o marketing de conteúdo lidera e oferece sucesso para os profissionais de marketing atingirem seus clientes gerando vendas. O mercado de comércio eletrônico vale US $ 22 trilhões e espera-se que a contribuição do segmento de pequenas empresas cresça continuamente.
Esses três termos são integrados e interligados para produzir resultados positivos para um pequeno negócio.
Como hoje em dia um bom número de clientes prefere fazer compras online, tornou-se necessário que as empresas direcionem tráfego para seus sites. Eles terão que garantir uma forte marketing de conteúdo para presença online, se quiserem alcançar o sucesso.
Abaixo o passo a passo para criar marketing de conteúdo para a sua imprensa:
Elaboração de Objetivo
Deve-se escolher e deixar bem claro o que se deseja alcançar com o marketing digital. Aqui é necessário definir O QUE a sua empresa (ou marca) quer. Por exemplo: crescimento de 10% das vendas durante a Black Friday comparativamente ao do ano anterior.É necessário, também, que esse objetivo seja compartilhado a todos que irão participar do lançamento da campanha.
Estratégias de Marketing de Conteúdo
Aqui é detalhado o COMO fazer para alcançar os objetivos traçados anteriormente. Nessa etapa é bom fazer uma análise dos recursos necessários e quais ferramentas serão utilizadas para que o objetivo seja alcançado.Costumo utilizar, nessa etapa, uma análise SWOT (abreviação de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), ou seja, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças para a empresa que irá iniciar a campanha e, também, verificar o comportamento da concorrente.
Outro importante ponto a ser observado nessa etapa é a análise de demanda pelo produto ou serviço que a empresa pretende divulgar. Geralmente é utilizado o Google Trends para mensura a busca de determinadas palavras chaves que podem ser utilizadas no marketing de conteúdo.
Planejamento de Conteúdo
Seguido pela estratégia de marketing de conteúdo, o planejamento de conteúdo é criado. Isso inclui calendário editorial, jornadas de clientes, personas de comprador, ferramentas de palavras-chave de SEO e ferramentas de postagens e engajamento (Gerenciagram, Etus, etc) para obter melhores resultados.Elaboração da Persona
Tão fundamental quanto o seu negócio e os Objetivos dele, é a definição de sua pesrsona, ou seja, a real representação detalhada do seu cliente ideal . O conceito de persona é mais específico e muita gente confunde com o público alvo. Ao contrário de seu público alvo (homens solteiros, entre 25 e 35 anos que moram no sudeste, etc), a persona é representação do alvo em si. Algo como: Fulado de Tal, 27 anos, estudante de tecnologia, antenado em redes sociais e que adora jogar PS4 e tem o sonho de, um dia, torna-se um influenciador digital.Definir exatamente o perfil de sua persona ajudará a todos que trabalharão na sua estratégia e na geração do marketing de conteúdo para a sua empresa.
Geração de Conteúdo
A criação é o coração do marketing de conteúdo. Envolve a produção de conteúdo para divulgação. Os principais veículos utilizados aqui são: postagem de blog, artigo de SEO, infográfico, oferta de teste gratuito, e-book, boletim informativo por e-mail, comunicado de imprensa, publicidade em vídeo, campanha publicitária, etc.Mas basta apenas "cuspir" palavras ou fotos ou link de vendas nas redes sociais ou envio de emails e pensar que isso irá se traduzir em vendas. Muito pelo contrário, o conteúdo deve chamar a atenção do seu público (que a maioria da vezes não está interessado em comprar) para que o mesmo visite a página, curta a sua publicação e compartilhe o que viu (ou recebeu) com os amigos.
Dependendo da plataforma, o conteúdo tem que passar por adaptações para poder ser divulgado. Por exemplo, o twitter tem a limitação de 140 caracteres em seus textos. No instagram, o vídeos têm duração de 60 segundos. É necessário ficar atendo a esse detalhes.
Geração de Leads
Todo o ciclo de vida da estratégia de conteúdo, da elaboração da persona, do planejamento e geração de é voltado principalmente para o crescimento das vendas, além de aprimorar os programas de tráfego, gerenciamento de marca e expansão.Através de vários formatos de conteúdo, o público será direcionado a visitar a sua loja ou site e, em contrapartida, fornecer informações sobre o próprio perfil. Em geral costuma-se coletar o Nome e e-mail da pessoa.
Acompanhamento das Métricas
É a mensuração dos resultados de uma determinada companha em números, tais como: taxa de conversão, quantidade de visitas, índice de rejeição, etc.É importante acompanhar e medir a quantidade de tráfego da campanha em determinado período (diária, semanal, mensal) e quantos desses clientes, efetivamente, transformaram-se em leads.
Saber quantos leads e de onde eles vieram (Facebook, Youtube, Email marketing, etc) é importante, mas é fundamental saber quantos desses leads se tornaram novos clientes, o que é comumente chamado de ROI (retorno sobre o investimento). Nessa métrica é possível saber quanto custou cada cliente.
Conclusão
O processo de estratégia de conteúdo e estratégia de marketing de conteúdo requer trabalho e conhecimento para garantir que eles sejam implementados com sucesso e se mostrem produtivos para o crescimento das vendas.Muitos pequenos empresários caem no erro fazer uma propaganda paga e acreditar que, com isso, as vendas irão aumentar automaticamente. Se a campanha for feita com um conteúdo pobre e sem direcionamento, só haverá perda de tempo e dinheiro.