Hoje é quase automático consultarmos na internet o nome de lojas, pizzarias, e o mais variado tipo de comércio. Mas muitos comerciantes simplesmente não conseguem imaginar seu pequeno negócio em meio ao gigante universo do marketing digital. E os motivos que eles usam para justificar esse pensamento equivocado são vários. “'É muito complicado!” e “É caro demais, isso e só para loja grande!” são apenas alguns deles.
Porém, diversos empreendimentos e diversos lojistas "pequenos" das mais variadas regiões e revendedores dos mais variados produtos já estão investindo no marketing digital e obtendo resultados melhores que a loja física. A grande vantagem do marketing digital, além da comodidade para o comprador fazer a compra em qualquer aparelho ligado à internet, é que, com um site, você adquire automaticamente todas as ferramentas que precisa para inserir o Marketing Digital como mais uma forma de aumentar suas vendas.
É claro, além das ferramentas será preciso investir numa estratégia, como bem explicou o post “Como Divulgar o Meu Produto”, publicado aqui no blog.
No post de hoje irei comentar sobre as principais plataformas para criar um brecho online que, no meu entendimento, é uma opção de negócio lucrativa e que tem atraído muitos empreendedores do mundo digital, além de ser de baixo custo.
Para que não sabe, um brechó é o estabelecimento que comercializa roupas, sapatos e acessórios usados. E todos nós temos alguns desses itens que ainda estão em bom estado mas, que por algum motivo, não usamos mais. Portanto, você pode doar alguns itens e poderá ter lucro sobre outros. Mas, o mais importante é ter um pequeno estoque inicial e um pequeno capital de giro para iniciar o seu projeto.
Se você for comprar para revender em seu brechó faça boas compras, evite comprar coisas muito danificadas e com cheiros impregnados. Peças muito baratas tende a ser de qualidade inferior e vir com defeitos. Tome cuidado!
Outra opção para quem quer ter brechó online é trabalhar com consignação de roupas, sapatos e acessórios, porque o investimento é zero e as opções se tornarão maiores para os clientes do brechó. O que tornará o seu brechó um ponto de procura e você não se preocupará com os "produtos encalhados".
Porém, diversos empreendimentos e diversos lojistas "pequenos" das mais variadas regiões e revendedores dos mais variados produtos já estão investindo no marketing digital e obtendo resultados melhores que a loja física. A grande vantagem do marketing digital, além da comodidade para o comprador fazer a compra em qualquer aparelho ligado à internet, é que, com um site, você adquire automaticamente todas as ferramentas que precisa para inserir o Marketing Digital como mais uma forma de aumentar suas vendas.
É claro, além das ferramentas será preciso investir numa estratégia, como bem explicou o post “Como Divulgar o Meu Produto”, publicado aqui no blog.
No post de hoje irei comentar sobre as principais plataformas para criar um brecho online que, no meu entendimento, é uma opção de negócio lucrativa e que tem atraído muitos empreendedores do mundo digital, além de ser de baixo custo.
Para que não sabe, um brechó é o estabelecimento que comercializa roupas, sapatos e acessórios usados. E todos nós temos alguns desses itens que ainda estão em bom estado mas, que por algum motivo, não usamos mais. Portanto, você pode doar alguns itens e poderá ter lucro sobre outros. Mas, o mais importante é ter um pequeno estoque inicial e um pequeno capital de giro para iniciar o seu projeto.
Se você for comprar para revender em seu brechó faça boas compras, evite comprar coisas muito danificadas e com cheiros impregnados. Peças muito baratas tende a ser de qualidade inferior e vir com defeitos. Tome cuidado!
Outra opção para quem quer ter brechó online é trabalhar com consignação de roupas, sapatos e acessórios, porque o investimento é zero e as opções se tornarão maiores para os clientes do brechó. O que tornará o seu brechó um ponto de procura e você não se preocupará com os "produtos encalhados".
1. Criando a Plataforma do seu Brechó Online
Antes de aventurar-se nesse mundo virtual, sugiro que leia o artigo inicial que fiz sobre os cuidados e como fazer para montar uma loja online. Nesse post eu detalhei o passo a passo de como tornar-se um lojista online para atrair a atenção dos clientes e, também, a burocracia necessária para a poder abrir o seu negócio sem ter complicações.
O primeiro passo para criação do seu brechó online é a plataforma de vendas na internet, ou seja, o site e as funcionalidade do mesmo. Defina os principais produtos, as categorias, os subprodutos, as formas de pagamento, etc.
Definido o que você quer para seu site, pense no conteúdo. Crie textos curtos e objetivos. Reflita sobre quais são todas as informações que seus clientes (ou possíveis clientes) podem precisar e que deveriam estar acessíveis facilmente em seu site. Endereço e telefone não podem faltar, de preferência logo na Home Page em destaque e preferencialmente em algum lugar de todas as outras páginas do site também.
Cuide bem da qualidade das imagens. Quanto mais bem tratadas e definidas, mais agradarão seu cliente. Uma imagem de baixa qualidade é como uma loja com o chão sujo. Espanta qualquer um!
Criando o seu brechó online a partir do blog
Para quem está iniciando é a dica que eu sempre recomendo. Começar com um blog é mais simples, porém exige um pouco de conhecimento para poder colocar todos os detalhes necessários para ter-se uma plataforma parecida ou igual às plataformas de e-commerce. Porém para quem trabalho com o WordPress, há plugins com todos os recurso, como vitrine, página de detalhes e recebimento online por cartão de crédito ou boleto. Além de ser uma solução barata, o WordPress em si é fácil de se trabalhar reunindo todas as funcionalidades de um site e você não precisa saber nada de programação.
A solução via blog é a mais barata mas você deverá conhecer muito bem o funcionamento do WordPress. A grande vantagem de terá uma solução própria para o seu brechó online e terá uma independência maior.
As templates e layouts para a sua loja virtual podem ser comprados em sites especializados como Theme Forest a preços super acessíveis.
Atualmente existem, basicamente, três tipos de plataformas no mercado: gratuitas, de código fonte aberto e pagas. As gratuitas são muito limitadas e não permitem que você customize sua página. As de código fonte aberto são gratuitas, mas demandam que você tenha conhecimentos específicos da plataforma ou contrate especialistas; além do distribuidor não oferecer suporte. As pagas costumam ter suporte de qualidade e te oferecem a possibilidade de customizar a plataforma, mas cobram uma porcentagem da sua receita.
Enjoei - Você já deve ter ouvido falar da Enjoei. Ela oferece a você a facilidade montar o seu brechó online de uma forma muito prática e gastando muito pouco.
A solução via blog é a mais barata mas você deverá conhecer muito bem o funcionamento do WordPress. A grande vantagem de terá uma solução própria para o seu brechó online e terá uma independência maior.
As templates e layouts para a sua loja virtual podem ser comprados em sites especializados como Theme Forest a preços super acessíveis.
Utilizando uma Plataforma de E-commerce
Para quem não quer ter que colocar a sua loja em um blog existem plataformas de e-commerce, sistema para criação de lojas virtuais, alugada. Nesse caso você contratará uma plataforma pronta e poderá customizar.Atualmente existem, basicamente, três tipos de plataformas no mercado: gratuitas, de código fonte aberto e pagas. As gratuitas são muito limitadas e não permitem que você customize sua página. As de código fonte aberto são gratuitas, mas demandam que você tenha conhecimentos específicos da plataforma ou contrate especialistas; além do distribuidor não oferecer suporte. As pagas costumam ter suporte de qualidade e te oferecem a possibilidade de customizar a plataforma, mas cobram uma porcentagem da sua receita.
Dentre as principais plataformas para abrir uma loja online, destaco Shopify, Loja Integrada e Magneto. Algumas requerem certo nível de conhecimento em programação enquanto outras não. Essas alternativas oferecem a possibilidade de criação, configuração e lançamento de sua loja em menos de um dia.
Enjoei - Você já deve ter ouvido falar da Enjoei. Ela oferece a você a facilidade montar o seu brechó online de uma forma muito prática e gastando muito pouco.
Consulte a plataforma que melhor se adapta à sua ideia de brechó online e, também, ao seu orçamento.
2. Criando Estoque Inicial
O problema maior para quem está iniciando um brechó online e a formação do estoque inicial. Pois o estoque é um ponto muito importante para qualquer tipo de comércio e não é diferente em um brechó na internet.
Além de peças do seu guarda-roupa, você queira oferecer em sua loja outros produtos, aumentando a diversidade para seus clientes e fazendo crescer suas vendas, então, conseguir fornecedores confiáveis será essencial.
Para manter seu brechó online, você pode optar pelo sistema de consignação, no qual atuará como uma intermediária na venda de peças de outras pessoas. Ou escolher comprar peças para revender, formando um estoque próprio.
Para que está iniciando e ainda não conhece os desejos do cliente, a consignação pode ser mais vantajosa, principalmente porque não vai requerer que você disponha de um grande capital para começar o seu brechó.
3. Dicas importantes
É necessário, desde cedo, determinar qual modelo de negócio você irá utilizar para a sua loja, mesmo que seja online. Portanto, defina se você irá usar apenas peças suas ou captadas por você em um sistema totalmente fechado ou apenas com peças de outras pessoas que usarão seu espaço para divulgação das peças. Poderá, também, utilizar um sistema híbrido onde poderá comercializar roupas suas e de terceiros.
Tenha, sempre, um atendimento online para o seu cliente (por meio de chat, e-mail, etc), isso faz toda a diferença em conseguir ou não efetivar a venda. Pois muitos deixam de vender por não ter um canal de comunicação adequado com a loja.
Antes de abrir a loja, faça o seu CNPJ mesmo que pareça bobagem para você. Embora quando se tem uma ‘loja online’ não seja obrigatório um CNPJ, grande parte dos consumidores irão julgar a confiabilidade da sua empresa através do fato de ter uma sede física e um CNPJ.
Não deixe de ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram e também em outras redes, sempre postando fotos de produtos e “linkando” para a loja online. Invista em marketing de conteúdo também, por exemplo: poste no Facebook informações práticas sobre como montar looks adequados para cada ocasião, como se vestir bem comprando no seu brechó e outras informações relevantes e relacionadas ao seu negócio. Interaja e tire dúvidas dos seus prováveis clientes.
Faça, também, um pós venda eficiente, mandando mensagens de agradecimento e pedindo para o cliente curtir a sua FAN PAGE e comentar no site.
Então, tudo pronto para abrir um brecho online?
Tenha, sempre, um atendimento online para o seu cliente (por meio de chat, e-mail, etc), isso faz toda a diferença em conseguir ou não efetivar a venda. Pois muitos deixam de vender por não ter um canal de comunicação adequado com a loja.
Antes de abrir a loja, faça o seu CNPJ mesmo que pareça bobagem para você. Embora quando se tem uma ‘loja online’ não seja obrigatório um CNPJ, grande parte dos consumidores irão julgar a confiabilidade da sua empresa através do fato de ter uma sede física e um CNPJ.
Não deixe de ter uma página no Facebook, um perfil no Instagram e também em outras redes, sempre postando fotos de produtos e “linkando” para a loja online. Invista em marketing de conteúdo também, por exemplo: poste no Facebook informações práticas sobre como montar looks adequados para cada ocasião, como se vestir bem comprando no seu brechó e outras informações relevantes e relacionadas ao seu negócio. Interaja e tire dúvidas dos seus prováveis clientes.
Faça, também, um pós venda eficiente, mandando mensagens de agradecimento e pedindo para o cliente curtir a sua FAN PAGE e comentar no site.
Então, tudo pronto para abrir um brecho online?