Encontrar o seu nicho de mercado é fundamental. Para realmente ter sucesso no mundo on-line, você precisa se destacar da concorrência. Você não precisa apenas conhecer sua concorrência, mas ter um mercado definido e um nicho bem delimitado.
Encontrar o seu nicho de mercado é o primeiro passo para definir sua marca. Se você não entender como posicionar sua empresa no mercado ou saber o que está vendendo e por que, não conseguirá efetivamente comercializar nada.
É importante encontrar o nicho de sua empresa para que você possa:
Aqui estão três maneiras de facilitar a localização do nicho de sua empresa:
Por exemplo, a empresa Social Guru BH (www.socialgurubh.com.br) oferece uma variedade de serviços de marketing. No entanto, não iríamos muito longe se apenas usássemos a palavra-chave “serviços de marketing” em nosso site ou colocássemos esse termo em nossos cartões de visita.
Em vez disso, promovemos diversos serviços diferentes em nosso site para Impulsionamento das Redes Sociais, Desenvolvimento de Websites e SEO. Tudo bem delimitado!
Concentre-se e você encontrará seu nicho ou nichos de seus negócios.
Muitos empresários cometem o erro de tentar ser tudo para todos ou lançam um site com conteúdo que não fala claramente para as pessoas que desejam alcançar.
Pense em quem quer o que você está vendendo. São empreendedores? Profissionais de RH? Solteiros ou Casados? Millennials com experiência em tecnologia?
Assim que você chegar ao seu público-alvo, poderá restringir e definir ainda mais o nicho de sua empresa. Além disso, você poderá criar conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa que envolverá e informará exatamente quem deseja comprar seus produtos ou serviços.
Pesquise as palavras-chave que as pessoas podem usar para encontrar sua empresa. Se você vir páginas e páginas de resultados e muitos anúncios patrocinados (esses são os anúncios pagos que aparecem à direita e às vezes acima dos resultados orgânicos), a concorrência é alta para essa palavra-chave ou palavras-chave.
Você provavelmente desejará restringir ainda mais o seu nicho ou encontrar outro nicho para segmentar. Por exemplo, se o seu nicho for o treinamento de fitness corporativo, mas houver muita concorrência, pense em algumas outras palavras-chave para otimizar seu site - talvez em treinamento corporativo em exercício, treinamento em fitness executivo e treinamento corporativo com pesos.
O truque é encontrar o equilíbrio entre palavras-chave de baixa concorrência que tenham um volume de pesquisa decente. Se você é o único usando uma palavra-chave específica, mas ninguém está procurando por ela, você não obterá os resultados desejados.
Depois de definir o nicho de sua empresa, você poderá comercializar seus produtos ou serviços com mais eficiência.
Você conhecerá seu foco, mercado-alvo e concorrência, o que tornará a diferenciação da sua marca e a definição de sua proposta única de vendas (USP em inglês) muito mais simples.
Encontrar o seu nicho de mercado é o primeiro passo para definir sua marca. Se você não entender como posicionar sua empresa no mercado ou saber o que está vendendo e por que, não conseguirá efetivamente comercializar nada.
É importante encontrar o nicho de sua empresa para que você possa:
- Diferenciar-se dos seus concorrentes;
- Otimizar seu site para as palavras corretas;
- Ter uma mensagem clara em todos os materiais de marketing;
- Desenvolver novas ideias ou produtos que atraiam o seu mercado alvo.
Aqui estão três maneiras de facilitar a localização do nicho de sua empresa:
1. Delimite o seu nicho
Você já ouviu o ditado: "Vá alto ou vá para casa?". Não neste caso. Para se destacar da concorrência e atrair mais visitantes para o seu site, você precisa ser muito específico sobre o que você oferece.Por exemplo, a empresa Social Guru BH (www.socialgurubh.com.br) oferece uma variedade de serviços de marketing. No entanto, não iríamos muito longe se apenas usássemos a palavra-chave “serviços de marketing” em nosso site ou colocássemos esse termo em nossos cartões de visita.
Em vez disso, promovemos diversos serviços diferentes em nosso site para Impulsionamento das Redes Sociais, Desenvolvimento de Websites e SEO. Tudo bem delimitado!
Concentre-se e você encontrará seu nicho ou nichos de seus negócios.
2. Defina o seu mercado alvo
Você vai ouvir isso sempre em conselhos de marketing: encontrar o público certo para o alvo é crucial.Muitos empresários cometem o erro de tentar ser tudo para todos ou lançam um site com conteúdo que não fala claramente para as pessoas que desejam alcançar.
Pense em quem quer o que você está vendendo. São empreendedores? Profissionais de RH? Solteiros ou Casados? Millennials com experiência em tecnologia?
Assim que você chegar ao seu público-alvo, poderá restringir e definir ainda mais o nicho de sua empresa. Além disso, você poderá criar conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa que envolverá e informará exatamente quem deseja comprar seus produtos ou serviços.
3. Conheça a concorrência
É essencial saber que tipo de competição você enfrenta quando define seu nicho de mercado. Comece com o uma pesquisa no Google.Pesquise as palavras-chave que as pessoas podem usar para encontrar sua empresa. Se você vir páginas e páginas de resultados e muitos anúncios patrocinados (esses são os anúncios pagos que aparecem à direita e às vezes acima dos resultados orgânicos), a concorrência é alta para essa palavra-chave ou palavras-chave.
Você provavelmente desejará restringir ainda mais o seu nicho ou encontrar outro nicho para segmentar. Por exemplo, se o seu nicho for o treinamento de fitness corporativo, mas houver muita concorrência, pense em algumas outras palavras-chave para otimizar seu site - talvez em treinamento corporativo em exercício, treinamento em fitness executivo e treinamento corporativo com pesos.
O truque é encontrar o equilíbrio entre palavras-chave de baixa concorrência que tenham um volume de pesquisa decente. Se você é o único usando uma palavra-chave específica, mas ninguém está procurando por ela, você não obterá os resultados desejados.
Depois de definir o nicho de sua empresa, você poderá comercializar seus produtos ou serviços com mais eficiência.
Você conhecerá seu foco, mercado-alvo e concorrência, o que tornará a diferenciação da sua marca e a definição de sua proposta única de vendas (USP em inglês) muito mais simples.