Hoje quero mostrar a vocês como conseguir engajamento em suas publicações do Facebook e, consequentemente, gerar leads por meio de suas Fan Pages.
Como eu havia escrito no post com 5 Dicas para Ganhar Dinheiro com Facebook, as estratégias são mais importantes que as ferramentas que você utiliza. Portanto o mais importante é focar em seu público algo e criar engajamento com esse público.
O bem mais precioso de um empreendedor digital é a sua lista de leads (seguidores) e não se consegue 10 mil ou 100 mil seguidores engajados da noite para o dia. O mais importante é ter persistência para gerar leads que realmente estão atrás daquilo que você oferece como solução.
Vou destacar aqui a ferramenta que uso para gerar leads pelo Fecebook: a integração do Facebook Ads com o gerenciador de e-mails do E-goi.
Como eu havia escrito no post com 5 Dicas para Ganhar Dinheiro com Facebook, as estratégias são mais importantes que as ferramentas que você utiliza. Portanto o mais importante é focar em seu público algo e criar engajamento com esse público.
O bem mais precioso de um empreendedor digital é a sua lista de leads (seguidores) e não se consegue 10 mil ou 100 mil seguidores engajados da noite para o dia. O mais importante é ter persistência para gerar leads que realmente estão atrás daquilo que você oferece como solução.
Vou destacar aqui a ferramenta que uso para gerar leads pelo Fecebook: a integração do Facebook Ads com o gerenciador de e-mails do E-goi.
# Preparando o seu formulário de captura de leads no Facebook
Para esse integração, é necessário criar um anúncio no Facebook. Supondo que você é um produtor digital e que queira gerar leads para o seu lançamento. Abaixo o passo a passo de como proceder:
1. Entre no Gerenciador de anúncios (seta no canto superior direito - a mesma que utiliza para sair do Facebook) e crie uma nova campanha. A tela que será mostrada é a que está destacada abaixo. Vá no item Geração de cadastros.
2. Direcione o seu Público alvo, ou seja, as pessoas que irão receber o seu formulários de inscrição. Na sua própria página é possível identificar quais são os principais visitantes de sua Fan Page, utilize esse conhecimento para direcionar bem a sua campanha.
3. O direcionamento no Facebook Ads é bem detalhado, na tela abaixo é a continuação do preenchimento do seu Público baseado em palavras chaves. É muito importante conhecer o que os seguidores de sua Fan Page mais procuram, ou seja, qual a "dor" do seu público.
4. No item Posicionamento, você pode deixar em "automático".
5. Como é uma direcionamento pago, na opção Orçamento e Programação, coloque por quanto tempo irá vincular o anúncio e quanto pretende gastar (não tem muito o que fazer).
6. Após preencher o orçamento, é hora de escolher o que você irá colocar em seu post, ou seja, o Formato de seu anúncio. Nesse exemplo usei uma única imagem (conforme tela abaixo).
7. Preencha todos os campos necessários para a construção do seu anúncio. Não esqueça, seu objetivo é gerar leads (pense o que eles esperam de você) e no final escolha o botão de "cadastre-se" para que o futuro lead possa acessar. É possível visualizar uma prévia do seu anúncio na lateral direita (em diversos dispositivos).
8. Depois do layout de seu anúncio pronto, é necessário Criar formulário (click em criar novo formulário) para que, efetivamente, seja gerado leads com a sua campanha. Apenas Tenha a preocupação de ir na aba "Configurações" e altere o idioma para Português (Brasil), conforme ilustrado abaixo. É bom salvar o que você fez até aqui.
9. Na aba "Conteúdo", preencha com o Tipo de formulário, Perguntas, Política de Privacidade e Tela de agradecimento. O importante, que o seu blog tenha uma política de privacidade pois essa URL é obrigatória aqui. No campo de Perguntas é possível customizar para que o lead preencha com primeiro nome, último nome, e-mail, etc.
10. Nessa etapa, você já tem a metade da configuração para que possa gerar leads para sua campanha a partir do Facebook. Basta Salvar e Concluir e, por hora, a sua campanha ficará Em Análise pelo Facebook.
# Integrando os seu leads com o E-goi
Após a aprovação de seu anúncio pelo Facebook, basta ir no E-goi (caso não tenha cadastro, clique aqui) por meio de: https://goidini.e-goi.com/ seguindo os seguintes passo:
1. Clique no botão Criar.
2. Selecione a opção LEAD ADS.
3. Entre com a sua conta do Facebook e preenchas os campos necessários, conforme mostrado abaixo:
Você preenche os campos necessários e, após, basta clicar no botão Integrar. Feito isso, o E-goi integrará a lista que você tem no e-goi (caso não tenha, será necessário criar uma) com o formulário que você criou no Facebook. Para finalizar tudo, é só clicar no botão Salvar.
Se você chegou até aqui, espero que tenha conseguido fazer o passo a passo. Qualquer dúvida, mande-me por meio de nosso formulário.
Prepare-se para gerar muitos leads através do Facebook.