Dicas para pequenos empreendedores e pensadores digitais .

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Perdi o emprego, e agora?

00:14 0
Aproveite o momento para empreender. Mas como?!

Em tempos de crise econômica, o número de demissões assusta. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego chegou a 13,3% até maio de 2017 atingindo mais de 13,8 milhões de brasileiros.

Quem está desempregado pensa se deve voltar a estudar - fazer um MBA, por exemplo -, tentar mudar de área, abrir seu próprio negócio ou tentar voltar ao mercado em uma vaga que, provavelmente, pagará menos.



Se você, infelizmente, perdeu seu emprego e faz parte dessa estatística, pode encarar esse momento como uma oportunidade para começar o tão sonhado negócio próprio. Como precisam ter uma atividade remunerada, profissionais que não encontram recolocação partem para o empreendedorismo. Mas é preciso deixar de lado o desespero e refletir sobre suas habilidades, defeitos e desejos, além das necessidades do mercado.

Aproveite a oportunidade de fazer o que é certo para você. No meu caso, por exemplo, quando eu fui demitido, sabia que outro emprego não era adequado para mim. Com o meu pacote de indenização para ajudar a me sustentar, aproveitei a chance de fazer algo que eu realmente gostava. Então use seus próprios recursos para fazer o que é certo para você. No meu caso, resolvi empreender.

Para aqueles que não sabem por onde começar, o Sebrae pode ajudar. O órgão conta com uma série de cursos, alguns gratuitos e online, para quem deseja empreender.

Algumas Possibilidades de Investimentos

Você recebeu o dinheiro de sua rescisão, o que fazer agora? Uma opção é investir em aplicações, outra é montar o próprio negócio. Abaixo, listarei algumas sugestões:

Aplicações Financeiras

Embora os consultores acreditem que o espírito empreendedor possa ser desenvolvido, nem todo profissional que foi demitido está preparado para empreender. Mas também não precisa abrir mão de deixar o dinheiro da indenização trabalhando (rendendo) sozinho por você. Resumindo: ao invés de deixar o valor da rescisão parado na conta corrente, aproveite para investir no mercado financeiro.

Quem quiser entrar nessa e ganhar nesse ramo deve prestar atenção nas orientações dos especialistas. É importante, primeiro, separar parte do montante para manter os gastos corriqueiros, como aluguel, luz e água.

Antes de entrar, é melhor não só descobrir mais sobre como investir e como tudo funciona, mas também determinar quais são seus objetivos. O que você espera alcançar com seus investimentos? Comprar uma casa? Se aposentar? Antes de investir um único centavo, realmente pense no que você espera alcançar com esse investimento. Saber qual é o seu objetivo irá ajudá-lo a tomar decisões de investimento mais inteligentes ao longo do caminho!

Muitas vezes, as pessoas investem dinheiro com sonhos de enriquecer do dia para a noite. Geralmente é uma péssima ideia começar a investir com esperanças de enriquecer rápido. É mais seguro investir seu dinheiro de tal forma que ele cresça lentamente com o tempo, e seja usado para aposentadoria ou para os seus planos de longo prazo. No entanto, se o seu objetivo de investimento é enriquecer rapidamente, você deve aprender o máximo possível sobre investimento de curto prazo e alto rendimento, antes de investir.

Você deve considerar seriamente conversar com um planejador financeiro antes de fazer qualquer investimento. Recomento o e-book do Rafael Seabra sobre como alocar os seus ativos financeiros. Basta clicar aqui para ter acesso ao conteúdo. Aproveite!

Investir em Microfranquias

Usar as economias para dar o pontapé inicial no novo empreendimento é uma escolha coerente, porém é necessário que a aplicação seja feita com cuidado para que não acabe deixando você no prejuízo.

Essa é uma opção para quem deseja investir em um negócio, mas receia o fato de ter que começar do zero. Algumas franquias exigem investimento inicial de apenas R$ 5 mil, conforme postei no artigo sobre franquias virtuais de baixo investimento.



Além disso, atente-se para outras obrigações que podem exigir parte desse dinheiro, como despesas pessoais ou familiares. Não invista toda a grana de uma vez só!

Ser um Microempreendedor Individual (MEI)

É uma boa pra quem atua no ramo de prestações de serviços. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar hoje até R$ 81.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.

Ao concluir a formalização, a pessoa declara e firma um termo de ciência e responsabilidade que conhece e atende as normas exigidas pelo Estado e Município para concessão do Alvará de Funcionamento e Licenças, tais como, do Corpo de Bombeiro Militar e da Vigilância Sanitária.

O MEI se enquadra no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Porém é necessário fazer o recolhimento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

É importante está atendo ao cumprimento das obrigações, pois você poderá ser multado e a empresa ser fechada por cancelamento de seu registro.

Abrir um negócio online

Que tal começar um negócio online? A internet é o meio mais econômico para empreender, e nos leva a vários lugares do Brasil e do mundo.

Começar com um negócio online é uma alternativa menos arriscada, pois existem várias oportunidades. Em um empreendimento na internet é possível economizar com locação, reforma de ponto comercial, contratação de funcionários e equipamentos – afinal, é possível operar o negócio em sua própria casa, sozinho e utilizando apenas um computador.

Em muitos casos, não é necessário dispor de um montante vultoso para começar um negócio em casa. O mercado online é um mercado em expansão, mesmo com a fragilidade econômica. E para começar, basta ter uma conexão com a internet e um computador pessoal.



Conforme eu escrevi em um post sobre como ganhar dinheiro na internet, há muitas formas de se obter uma renda com o mercado virtual e essa é uma excelente ideia para que perdeu o emprego ou está a procura de uma renda extra.

Esteja preparado para enfrentar obstáculos. Engana-se quem acha que ter um negócio online seja sinônimo de trabalhar menos. A empreitada requer conhecimento, capacitação e muita atitude. Investir para montar uma loja virtual, ou em qualquer outra forma de empreendimento online, pode, sim, ser bastante rentável. Mas o início de qualquer negócio, especialmente em um cenário econômico instável, não é fácil.

Acreditar no potencial da sua ideia é fundamental. Ter uma ideia inovadora pode funcionar como diferencial para o sucesso, mas é preciso saber se há pessoas dispostas a pagar pelo produto ou serviço.

Você quer, de fato, trabalhar pela internet agora e ganhar dinheiro de forma honesta e sem enganação? Recomendo que clique no link abaixo e assista ao vídeo do meu amigo Rodrigo Vitorino que é um dos principais empreendedores online que conheço.

Foco nas particularidades do mundo online

Embora o cuidado com o planejamento de um negócio digital seja semelhante ao dos empreendimentos tradicionais, as especificidades existem e precisam ser lembradas. Exigem muito estudo e, em diversos aspectos, não há nada comparável a um empreendimento normal. Por isso que estou recomendando fortemente o curso do Rodrigo.

Existem algumas particularidades que não estão presentes no mundo físico e que precisam ser incorporadas aos estudos e ao planejamento de um empreendimento online, tais como: registro do domínio, provedor de hospedagem do site, contratação da plataforma de e-commerce, meios de pagamento online, canais de atendimento ao cliente específico, divulgação específica etc. Mas isso tudo é ensinado no curso que eu coloquei acima.

Conclusões

Bom, o que eu quero realmente é que esse conteúdo cause uma mudança significativa em sua vida.

Se quando você começou a ler esse artigo estava sem um emprego, agora tudo mudou a oportunidade está aí bastando apenas que você aproveite e crie essa oportunidade. Não apenas um criador de renda, embora isso seja realmente importante, mas também o criador de um estilo de trabalho e estilo de vida próprio.
Qualquer que seja a mudança em sua vida , você tem uma oportunidade significativa para ser um criador.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Como Montar seu Blog

10:37 0
Se você está curioso sobre como criar um blog e está tentando descobrir qual é a melhor plataforma para criar seu blog, então chegou ao artigo certo! Vou ajudá-lo a decidir qual (is) método (s) usar para criar seu blog, dependendo do tipo de blog que você deseje, se deseja obter renda com ele e quanto tempo / esforço será necessário atribuir à criação de seu blog.

Várias ferramentas gratuitas, como o como blogger.com ou Wordpress.com, permitem que qualquer usuário crie um blog em instantes. Essas plataformas permitem uma produção e edição de conteúdos simples, sem que você precise saber programar.



Fazer um blog é uma coisa, ter um blog de sucesso é outra completamente diferente. Eu, também, abordarei um pouco sobre com fazer para ganhar dinheiro com o seu blog.


Então continue com este artigo se você quiser aprender sobre como fazer um ótimo blog!

1 - Use um blog de domínio compartilhado

Um blog de domínio compartilhado é um tipo de blog que não custa nada para hospedar. Você pode projetá-las em https://www.blogger.com/about/, http://wordpress.com/, etc. Ao escolher essa opção, você estará criando o que é chamado de "blog de domínio compartilhado" porque você estará usando um domínio de terceiro para fazer as suas postagens. É uma forma muito mais intuitiva e fácil de criar um blog. Porém, junto a isso vêm algumas limitações, como o domínio que vem acompanhado de  .blogspot.com ou .wordpress.com seguindo o nome do seu blog como, por exemplo,  http://meublog.blogspot.com ou http://meublog.wordpress.com. Configurar um blog com um site de blog hospedado é muito simples de fazer e é gratuito. Você pode realmente ter um blog em funcionamento dentro de alguns minutos, se você decidir criar um blog com o blogger.com ou wordpress.com.

Wordpress vs. Blogger


Se você está querendo saber que plataforma  o blogs de domínio compartilhado utilizar para configurar o seu blog, deve saber que ambos são muito simples de usar. Eu acho que o blogger é mais fácil de usar e bem didático enquanto o Wordpress faz seu blog parecer melhor. Além disso, o Blogger.com tem mais facilidades para se usar facilmente os anúncios do Google AdSense em seu blog para que você possa ganhar dinheiro, mas o Wordpress é a melhor opção se você quiser personalizar seu blog, pois permite a instalação de diversos plugins que facilitam muito, por exemplo, a construção e montagem de uma loja virtual.

2 - Pague um host para hospedar seu blog no servidor da Web

Se você decidir usar essa opção, você usaria uma plataforma de blog (como o da Wordpress que é a Wordpress.org e não Wordpress.com) e pagaria um host para coloque seu blog em seus servidores. Então, por que você decidir pagar para ter seu blog hospedado quando você poderia tê-lo hospedado gratuitamente em .blogspot.com ou .wordpress.com? Na verdade, existem vários motivos:
  • Você tem mais controle sobre como seu blog é projetado;
  • Você tem muito mais controle sobre como monetizar seu site (mais maneiras de gerar receita com seu site = mais maneiras de ganhar dinheiro com seu blog);
  • Seu blog vai parecer mais original, dando-lhe mais credibilidade.

Se você está se perguntando como criar um blog usando este caminho, então você ficará feliz em saber que é realmente muito fácil de fazer. As plataformas de blog podem ser carregadas em um servidor e configuradas em alguns minutos. Há instruções sobre como fazer isso em todos os sites da plataforma do blog (ex. Wordpress.org).

Para configurar seu blog usando um host - faça o seguinte:

Inscreva-se com um host (GoDAddyHostGator, Locaweb, etc).
Quase todos os hosts decentes colocam um botão de instalação de um clique em seu site para diferentes plataformas de blog (como Wordpress, Typepad, Blogsmith) - basta clicar e você está pronto para começar a blogar (é assim tão fácil)!
* Se o host escolhido não fornecer acesso a uma opção de instalação de um clique para a plataforma de blog que você deseja ter, siga estas etapas:
Faça o download de uma plataforma de blogs (como o Wordpress (do Wordpress.org), o Typepad, o Blogsmith, o Movable Type, etc.) de seus diferentes sites.
Inicie uma conta de hospedagem .
Faça o upload da plataforma de blog que você deseja para o host com o qual você se inscreveu.
Comece a criar material para o seu blog!


Wordpress vs. outras plataformas de blogs

Eu tentei algumas plataformas de blog e Content Management Systems (CMS) ao longo dos anos e na minha opinião, a melhor plataforma de blog é o Wordpress. É muito amigável, tem muitas pessoas que usam (e atualizá-lo e apontar os problemas que tem para os desenvolvedores), há uma tonelada de sites e fóruns úteis para ajudá-lo se você está tendo problemas com o Wordpress, e há toneladas de métodos para personalizar facilmente o seu blog. Além disso, o Wordpress está se aventurando e criando componentes mais elaborados que outras plataformas de blog estão por trás. Então, se você está pensando em fazer seu blog parecer mais um site que inclui coisas como fóruns, carrinhos de compras ou outros aspectos avançados - Wordpress é a plataforma de blog que você deve escolher. Além disso, o Wordpress é uma das plataformas de blog mais fáceis de criar. Eu recomendo, caso você queira criar um blog do "zero", o curso: crie um blog no Wordpress. Nesse curso você criará um blog e aprenderá estratégias e dicas para deixar ele "turbinado".

Você deve aprender HTML, CSS ou programação?

Se você estiver usando um blog hospedado no blogger ou no Wordpress, não é necessário aprender essas habilidades. Estudar algum HTML ajudará você a personalizar seu blog às vezes, mas sempre poderá procurar um determinado código on-line quando desejar personalizar algo em seu blog. No entanto, se você configurar o seu blog usando uma plataforma de blog (como o Wordpress do Wordpress.org), aprender um pouco de HTML definitivamente irá percorrer um longo caminho. Eu não sugeriria que você levasse muito tempo aprendendo sobre isso, no entanto, se você desenvolver um conjunto de habilidades muito básicas, você pode conseguir muito com seu site.
* note - você ainda pode criar um excelente blog sem nunca ter que saber HTML, CSS ou Programação.

3 - Como ganhar dinheiro com seu blog

Existem blogueiros que podem ganhar uma boa remuneração vivendo com um único blog! No entanto, se o seu objetivo é apenas blogar sobre a sua vida, um tópico, ou seus pensamentos sobre um tema, uso um domínio compartilhado (como wordpess.com ou blogger.com), pois é provavelmente a melhor opção para você. Sites de blogs hospedados são muito simples de usar e você não precisa hospedar seu blog com um host que cobra de você. Com esta opção você pode apenas blogar e não se preocupar com assuntos administrativos.



No entanto, se você quer um blog que faça dinheiro decente, deverá ter um host para hospedar a sua plataforma de blog (como Wordpress.org). Isso é o que você deve fazer porque as plataformas de blog oferecem muito mais opções para personalizar seu blog, todas as formas de colocar anúncios em seu blog site, e que tipos de recursos você pode usar com o seu blog.

Para que seu blog comece a monetizar, ele tem que cumprir os seguintes requisitos:
  1. O blog precisa ser dedicado a um nicho de mercado;
  2. Ser atualizado regularmente (comece com 2 ou 3 artigos por semana);
  3. Ter bastantes back links (ter um blog com as páginas interligas por meio de links e apontando para os diversos conteúdos de seu site); 
  4. Ter artigos de alta qualidade ou itens de notícias compatíveis com as imagens. 

Espero que este artigo tenha ajudado você a perceber as maneiras de criar um blog. Um dos meus hobbies favoritos é o blog, mas a grande coisa sobre este passatempo é que ele me faz ganhar dinheiro!

Surpreendentemente, existem muitas maneiras básicas de rentabilizar o seu blog que farão você ganhar dinheiro por muito tempo. Se você quer trabalhar em casa e ganhar dinheiro com um blog, comece por escolher um nicho e começar a divulgar sobre o assunto para poder ganhar autoridade e, com isso, usar o tráfego de seu blog para lucrar. Mas isso eu irei colocar em outro artigo.