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quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Como montar uma loja online

Conforme ressaltei em postagens anteriores, a divulgação do produto, o contato com o cliente e fidelização são aspectos fundamentais para ter sucesso no mercado digital e, claro, produtos de qualidade. Caso você queira sabre sobre os 3 segredos para vender na internet, leia o texto que divulguei sobre esse assunto no blog.


Hoje irei falar de como montar uma loja virtual. Porém, antes, preciso abordar o que é realmente necessário antes de colocar o site no ar para começar a divulgar e vender.

O conceito de loja virtual pode ser definido, de forma simplificada, como um site na Internet onde as empresas expõem e vendem seus produtos ou serviços. Os clientes acessam o site de qualquer lugar, em qualquer horário, escolhem os produtos ou serviços, pagam através do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado no ato da compra. Há, ainda, àquelas que têm o site como complemento a sua loja física.

Basicamente, algumas pessoas pensam que basta concentrar esforços em uma plataforma ou um site de vendas online para ter sucesso. Há muito trabalho a ser feito para que você não perca tempo e dinheiro nessa jornada. Existe uma regra que consiste em ter esses três requisitos abaixo para poder começar:

  1. Produto excelente: ou seja, seu produto tem que ter um diferencial ou ser a melhor oferta do mercado naquele nicho;
  2. Cliente qualificado: o cliente tem que ficar encantado pelo seu produto e ter vontade de comprar o que você está vendendo;
  3. Plataforma fácil: uma plataforma simples e descomplicada em que o cliente realiza as transações de maneira rápida e sem complicações.
Após definir o que pretende vender e, após satisfazer os requisitos acima para o produto, ainda são necessários estabelecer diversos requisitos para abrir a loja. Destaco os principais:
  • Definição do nome da loja e do domínio (exemplo: www.minhaloja.com.br);
  • Decidir qual será a forma de envio. É importante saber a forma de entrega dos seus produtos, seja por Correios, transportadora, motoboy ou retirada na loja;
  • Definir qual a melhor plataforma para sua loja virtual (darei detalhes abaixo);
  • Definir quais serão as formas de pagamento;
  • Conseguir o seu CNPJ e;
  • Procurar por fornecedores e verificar quais as políticas e formas de pagamento.
Não esquecer que para qualquer tipo de transação comercial (considerando que você é uma pessoa jurídica) é necessário a emissão da nota fiscal no formato eletrônico (NFe). Essas notas podem ser emitidas diretamente através do site da receita. Recomendo para quem está começando e ainda tem um baixo número de pedidos. 

Satisfeito os requisitos que pontuei nessa pequena introdução, passaremos ao passo a passo para abertura da sua loja virtual.


Montando a Plataforma da Loja Online

O ambiente da loja online, por meio de uma plataforma, que nada mais é do que um software responsável pela exibição e pelo gerenciamento da loja, permite fazer o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços, e facilita ao cliente realizar o pagamento da sua compra.

Deve-se tomar o máximo de cuidado para que o serviço de hospedagem da loja virtual tenha alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de fraudes ao portal seja dificultada ao máximo. É importante que a forma de apresentação de uma loja virtual, em sua estrutura e layout, transmita confiança e credibilidade para os consumidores no processo de compra.

Atualmente existem, basicamente, três tipos de plataformas no mercado: gratuitas, de código fonte aberto e pagas. As gratuitas são muito limitadas e não permitem que você customize sua página. As de código fonte aberto são gratuitas, mas demandam que você tenha conhecimentos específicos da plataforma ou contrate especialistas; além do distribuidor não oferecer suporte. As pagas costumam ter suporte de qualidade e te oferecem a possibilidade de customizar a plataforma, mas cobram uma porcentagem da sua receita.

Destaca abaixo as principais plataformas para abrir uma loja online. Algumas requerem certo nível de conhecimento em programação enquanto outras não. Essas alternativas oferecem a possibilidade de criação, configuração e lançamento de sua loja em menos de um dia.



Meios de Pagamento

Em uma loja online a solução de pagamento é responsável por faturar as vendas, aceitar e gerenciar de maneira simples e segura diversas formas de pagamento como cartões de crédito, débito online, boletos, transferência eletrônica, entre outros. Por isso, recomendo que você dê bastante atenção à essa escolha. Existem três maneiras de você receber pagamentos online:

  1. Intermediadores de pagamentos: os intermediadores são a solução mais recomendada para quem está começando uma loja virtual. Os intermediadores são mais simples de utilizar que as outras opções (tanto do ponto de vista técnico quanto de negócios) e ajudam o lojista em duas frentes: assumem o risco de fraude e fazem adiantamento de recebíveis. Os intermediadores costumam cobrar uma taxa fixa por transação mais um variável sobre o valor da venda e as mais conhecidas no Brasil são: PayPal, Pagseguro, Bcash, Mercado Pago;
  2. Gateways de pagamento: os gateways oferecem soluções mais robustas de pagamentos e garantem conexões mais estáveis com as redes de pagamento (como Cielo e Redecard). Diferentemente dos intermediadores, cobram apenas uma taxa fixa por transação – o que torna a solução mais barata. Entretanto, o lojista precisará contratar outros serviços, como anti-fraude;
  3. Integração direta com a adquirente: essa é a opção para lojistas mais experientes com equipes dedicadas de desenvolvimento e que entendam de segurança. Assim como com o gateway de pagamento, você tem contato direto com o as redes de pagamento e pode negociar taxas livremente. Além disso, você tem controle de toda a experiência do usuário – o que pode ser bom ou ruim.
Se você está começando agora e pretende crescer sua loja virtual com tranquilidade, recomendo que comece por um intermediador de pagamento.

Segurança

Muitas pessoas, ainda, não fazem compras online com medo de fraudes e preferem as lojas físicas. Portanto, a segurança é uma obrigação que você deve ter ao montar a loja online. Os seus clientes estarão satisfeitos se, além do produto ser bom, estiver em um site em que se sinta seguro e o deixará mais confortável para comprar. Instale esses dispositivos de segurança.

Existem dois tipos de segurança fundamentais em todo e-commerce:

  1. SSL (Secure Socket Layer): se você possui ferramentas de cadastro ou compra na sua loja virtual, é obrigatório o uso de SSL. os Certificados para Servidores Web ou simplesmente Certificados SSL/TLS, são os que identificam os web sites e garantem a autenticidade, privacidade e a integridade dos dados de um portal na rede, proporcionando aos visitantes a garantia de que estão realmente acessando um site original e seguro, e não a uma cópia operada por criptografia, assim, você impede que um invasor roube informações de cadastro de seus clientes;
  2. Scan de Aplicação e IP; o Scan de Aplicação e IP busca vulnerabilidades no seu site que permitiriam que pessoas mal intencionadas invadirem e acessarem o seu banco de dados, roubando as informações cadastrais que os consumidores confiaram a você. Dessa forma, o Scan encontra essas falhas e as aponta para sua equipe de desenvolvimento corrigir.

Muito mais do que ter esses dispositivos de segurança é importante que você mostre isso no rodapé da sua loja, deixe isso claro, na pagina do produto, ao longo do processo de compra, através do seu layout, de ter um telefone fixo no site, da sua comunicação por e-mail e chat…

Certifique-se de que o servidor no qual o seu site está hospedado não é vulnerável a ataques. Do contrário, mesmo com a certificação, seu site não está seguro.

Divulgação (Marketing)

De nada adiantará ter uma excelente produto, uma bela plataforma e uma forma de pagamento robusta contra fraudes mas não há visitantes em sua loja online. É necessário que você dedique uma parte do seu tempo e dinheiro para atrair novos clientes para a sua plataforma virtual. Recomendo que você divida seus recursos na ordem de 30% para a plataforma da loja online e 70% para o marketing, pois a divulgação é a alma de qualquer negócio. Listarei, abaixo, os principais meios de divulgação para potencializar sua loja online:

  1. Criação de um blog: Sim. Essa é uma das melhores maneira de divulgar seus produtos. Se você possui capacidade de escrever bem, existem diversas oportunidades lucrativas esperando por você. Mas aconselho a escrever sobre o que você gosta pois, além de ser divertido, será uma fonte rica para atrair anúncios e entregar algum produto sobre o qual o seu blog tem autoridade. Por exemplo, se você vende roupas, crie um blog de moda e novas tendências de modo que seu público seja direcionado a visitar sua loja e conferir as suas indicações. Aproveite e lance promoções que são um ótimo meio para atrair visitantes. A criação e manutenção de um blog hoje é algo extremamente simples. Caso você queira criar um blog do "zero", recomendo o curso: crie um blog no Wordpress. Nesse curso você criará um blog e aprenderá estratégias e dicas para deixar ele "turbinado".
  2. Redes Sociais: é a forma mais econômica para para começar a construir a marca da sua loja virtual. Divulgue no Facebook, Instagram e Twitter. Veja que estou falando em forma econômica e não gratuita, pois no Facebook, você pode, por exemplo, criar uma fanpage com o nome e logo da sua loja e, por meio do Facebook Ads, investir em um impulsionamento de suas publicações para conseguir um alcance realmente grande. No Facebook Ads você pode segmentar a divulgação de anúncios em diversas categorias (por região geográfica, nível de renda, interesse, etc). 
  3. Google Adwords: Adword é a ferramenta de anúncios do Google. Se você não sabe usar, recomendo que aprenda, pois o poder que ela tem de mostrar os anúncios na sua empresa para as pessoas que estão procurando exatamente as palavras relacionadas com o produtos da sua loja e é essencial para gerar as primeiras vendas. O Google Adwords é cobrado por clique e cada clique é um pouco caro, por isso, trabalhe sempre os anúncios usando palavras mais especificas possíveis e só com os melhores produtos. Anunciar produtos encalhados, normalmente, é uma ótima forma de jogar dinheiro fora.
  4. Canal no Youtube: é, em minha opinião, blog com vídeo. A estratégia é a mesma que você utilizaria no blog. Nesse caso, você irá falar sobre determinado tema em que você tem domínio e gosta para poder ter autoridade e, com isso, atrair clientes para a loja online. Seja criativo e invista em um conteúdo claro e objetivo. Pode ser que a timidez o trave no primeiro vídeo de divulgação ou o impeça de produzi-lo. Conheço diversos canais no Youtube em que o apresentador não aparece e são excelentes. 
  5. Divulgar no Mercado Livre: é a maior plataforma de anúncios de produtos da América Latina e conta com diversas formas de pagamento e o Mercado Pago, que permite aos vendedores realizar vendas por cartão de crédito, mesmo que sua loja virtual ainda esteja no início. A grande desvantagem é o fato que seus produtos estarão próximos a outros milhares de anunciantes similares aos seus, o que torna a concorrência altíssima. Porém é uma das formas de divulgar os seus produtos e sua loja. E se você conseguir um bom ranqueamento nesse site, é certeza que a sua loja online será, também, bem recomendada.
  6. Email Marketing: o email marketing é uma das melhores ferramentas para vendas de toda loja virtual. Porém poucas lojas virtuais sabem usar. Por isso, você deve se preocupar em manter uma lista de todos seus clientes para poder vender novamente a eles. Existem ferramentas que te auxiliam nisso.

Suporte ao cliente



Tem que ser tanto no pré-venda quando no pós-venda. Se você quiser perder uma venda deixe de dar suporte para o cliente na pré-venda. Se quiser perder centenas de vendas deixe de dar suporte depois. No início da sua loja online você vai ter poucas solicitações de suporte, mas conforme o crescimento da empresa, a quantidade de problemas vai aumentar e é imprescindível dar suporte.  Se está começando agora, é provável que você mesmo vá fazer o suporte, diretamente por email e seu telefone. É muito importante ter um numero de telefone fixo para passar confiança às pessoas que entrarão em contato. Chat é algo importante e, imprescindível, para quem só tem loja online. Os clientes têm que tirar dúvidas na hora e de forma rápida. O chat é uma excelente ferramenta.

Num segundo momento, ferramentas de gestão de processos de suporte (como o Zendesk) serão úteis para que você possa organizar a parte de suporte.

ERP



Quando o crescimento da sua loja online atingir um patamar de vendas razoável (cerca de 10 pedidos ou mais por dia), você precisará de um sistema que irá automatizar os processos como: recebimento dos pedidos, verificação de pagamento, separação e embalagem dos pedidos, emissão de notas, expedição e acompanhamento da entrega. Como o ERP se conecta  à sua plataforma, é importante escolher uma plataforma que permita esse tipo de integração. Em um ERP é possível, por exemplo, emitir nota fiscal eletrônica em poucos cliques, ao passo que no site da receita você, provavelmente, irá demorar de 5 a 10 minutos.

Logística e Frete

É a etapa final e, talvez, a mais importante em se tratando de lojas online. A logística da sua loja online é muito relevante para o sucesso da mesma, pois uma experiência ruim marca fortemente o cliente e ele não voltará a comprar. Por causa disso, é ideal dedicar tempo de planejamento para escolher a forma de entrega da sua loja. De maneira resumida, há duas maneiras de realizar a entrega:
  1. Correios: os Correios são o meio mais simples de começar a realizar suas entregas. Há, entretanto, um limite de 30kg por envio e de dimensões; e o risco de ser prejudicado por greves e outras paralisações. Há, para pessoa jurídica, o contrato por volume de entrega mensal e, com isso, o vendedor consegue obter descontos conforme o volume mensal contratado.
  2. Transportadoras: são mais estáveis que os Correios, pois o risco de greves é muito menor; além disso, não há problemas com limitação de peso e tamanho. Entretanto, essa opção não vale a pena para quem possui uma operação pequena.

Por tudo que foi dito, a loja online é um businnes igual ou mais complexo que ter uma estrutura física de vendas. A grande vantagem é que você poderá vender em um mercado de alcance global e, dependendo da sua dedicação e esforço, ter muito lucro. Quer aprender outras formas de vender e divulgar na internet mas não quer, necessariamente, montar uma loja? Clique aqui e leia o post que divulguei sobre o assunto.

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