Dicas para pequenos empreendedores e pensadores digitais .

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Quais formas de vender na internet

Quero vender na internet mas não sei por onde começar? Essa é pergunta da maioria das pessoas que quer iniciar um negócio online. Eu tive essa dúvida. Mas, infelizmente, ao fazer uma busca no site da gigante Google® vieram mais dúvidas que respostas. Portando, pretendo nesse artigo esclarecer a você as principais formas (não são todas) de vender um produto pela internet, ou seja, vendas online.


Definir, entre tantas opções, qual a que melhor se encaixa no seu perfil de empreendedor não é uma tarefa simples para quem está começando. Continue a leitura, pois mostrarei os principais sites e sistemas de comércio online e que vale a pena investir seu dinheiro e seu precioso tempo.

# Redes Sociais

Na era das redes sociais, para algumas pessoas não é necessário criar um e-commerce, devido ao volume de vendas e ao preço do investimento nessa ferramenta. Existem diversos grupos de vendas, brechós e até de troca de produtos no Facebook. Um bom começo pode ser uma fan page no Facebook e um perfil no Instagram, que são gratuitos e podem divulgar seu negócio e auxiliar na conclusão de vendas por meios personalizados. A fan page pode ser totalmente customizada e você pode transforma-la em uma vitrine para seus produtos para vender online ou em sua loja física e, com isso, aumentar suas receitas.

Há, atualmente, plataformas de lojas virtuais (como Shopify) que disponibilizam, gratuitamente, uma versão no Facebook de uma loja que você tenha criado em um desses sites. Para qualquer venda, seja de produto ou serviços, destaco alguns nichos que considero vantajoso investir:

  • Saúde e beleza;
  • Marketing e vendas online;
  • Relacionamentos;
  • Hobbies e;
  • Mercado profissionalizante (profissionais de determinada área).

É evidente que é necessário, primeiro, posicionar-se em algum desses nichos e a partir daí divulgar os seus produtos em uma "sub-classe" (em um publico específico) de cada nicho.

Para você que está iniciando e não sabe como divulgar o seu produto ou serviço no Facebook, eu recomendo o curso Afiliado Orgânico do meu amigo Leonardo. Clique aqui e veja como inscrever-se e começar a "bombar" o seu grupo ou sua fan page.



# Marketplace

Marketplace é um espaço onde vendedores e compradores se encontram e fazem transações. Falando mais especificamente do mundo virtual, marketplaces são plataformas onde vendedores oferecem seus produtos e serviços a potenciais compradores. Vender produtos em sites desse tipo é a maneira mais simples de trabalhar com vendas na internet.  Você pode tanto ofertar quanto fazer o comércio de seus produtos sem precisar, por exemplo, saber programação ou ferramentas complicadas do E-commerce.

Destaco, a seguir, as principais opções para começar a surfar nesse mundo:

1. Mercado Livre

É uma das opções para quem deseja fazer vendas online. Um dos maiores acervos de produtos para compra ou venda, o alcance do Mercado Livre permite que venda qualquer tipo de produto. A plataforma também conta com diversas formas de pagamento e o Mercado Pago, que permite aos vendedores realizar vendas por cartão de crédito, mesmo que sua loja virtual ainda esteja no início. A grande desvantagem é o fato é que seus produtos estarão próximos a outros milhares de anunciantes similares aos seus, o que torna a concorrência altíssima. Mas é a maior plataforma de marketplace da América Latina. Clique no link e receba, de brinde, frete grátis para o seu cadastro inicial no site. Mas se quiser apenas conhecer o site, clique na imagem abaixo.



2. OLX

Uma concorrente de peso ao Mercado Livre. Apesar do foco na venda de produtos usados, é possível vender praticamente tudo. E o melhor é que, também, permite a inclusão de serviços como oferta de emprego, cursos, etc. Na OLX é possível montar a sua loja com seus produtos e divulga-los. A loja aparecerá em: http://www.olx.com.br/lojas. Acesse o site da OLX e conheça mais sobre seus serviços para lojas virtuais e pessoas físicas.




3. eBay


Maior site de leilões e vendas online no mundo. O diferencial aqui é que você pode exportar seus produtos, já que o frete é internacional. No eBay pode vender ou comprar tudo, seja o autógrafo do seu jogador preferido ou uma coleção de selos. Se vai comprar, tenha sempre atenção aos comentários e feedback dos artigos e vendedores. Nas vendas, pode ser aplicado um valor por colocar um artigo à venda, se for vendido, será cobrada uma tarifa sobre o valor final.

Semelhantemente ao Mercado Livre (na verdade o Mercado livre foi inspirado pelo Ebay), permite listar seus produtos para serem encontrados nas buscas. Clique no link para saber mais sobre o funcionamento do eBay.


# Blogs

Os blogs, em minha opinião, é a melhor e a mais poderosa ferramenta para divulgar seu negócio ou produto, pode ser um programa de afiliados, um e-book, pode ser seu negócio próprio enfim, você pode fazer de um blog uma ferramenta de alto poder de conversão.

A principal razão para utilização de blogs para venda de produtos é a facilidade para montar e manter um blog. Algumas pessoas apenas ganham dinheiro colocando blogs no ar com o Adsense (ferramenta de propaganda do Google). Mas você pode personalizar o seu blog (seja editando o código HTML ou instalando widgets) e deixa-lo com a aparência de uma loja virtual super profissional.

Há diversos templates (temas) voltados para o Ecommmerce na internet. O importante é deixar a sua loja virtual bem atraente para chamar a atenção do consumidor que irá se interessar pelo seu produto.


Caso queira aprender a como criar e customizar um blog, recomendo o curso WordPress Completo do Bruno Marinho. Nesse curso você irá aprender como fazer e criar conteúdo para o seu blog como, também, estratégias e dicas para deixar ele "turbinado".

A estratégia para vender é definir um público específico e entender melhor quais são as grandes dificuldades que eles têm. Você consegue fazer isso através de pesquisas no SemRush (https://pt.semrush.com/?) de palavras chaves do seu nicho. Com essas pesquisas em mãos, você vai criar conteúdos que ajudem a pessoa a resolver problemas específicos e sempre fazer uma chamada para que ela caia em um post de conversão (com o único objetivo de vendas).

Os três melhores serviços para criação de blogs atualmente são: Wordpress.com (https://br.wordpress.com/), Blogger.com (https://www.blogger.com) e tumblr (https://www.tumblr.com/). Em breve irei postar sobre como criar um blog de vendas no Blogger a partir do zero aqui. Inscreva-se e será informado sobre o assunto.

# Lojas Virtuais

Muitos lojistas que possuem espaço físico (seja um pequeno comércio local ou uma rede) acreditam que participar do comércio eletrônico é interessante para expandir seus lucros, fortalecer a marca, entre outros diversos fatores. As lojas virtuais estão entre as melhores formas de vender na internet. Porém, é necessário muito planejamento antes de iniciar. Assim como acontece em uma loja física, também, é exigido esforço e dedicação para ser ter uma loja virtual. Portanto, pense bem antes de aventurar-se em uma loja virtual e, nesse caso, é importante ressaltar que diversos requisitos são necessários para abrir a loja. Destaco os principais:
  • Saber o que vender (qual seu nicho e qual o seu público);
  • Definição do nome da loja e do domínio (exemplo: www.minhaloja.com.br);
  • Decida qual será a forma de envio. É importante saber a forma de entrega dos seus produtos, seja por Correios, transportadora, motoboy ou retirada na loja;
  • Pesquise e defina a melhor plataforma para sua loja virtual (darei detalhes abaixo);
  • Defina quais serão as formas de pagamento;
  • Abra sua empresa e consiga seu CNPJ e;
  • Procurar por fornecedores e verificar quais as políticas e formas de pagamento.
Recomendo a leitura do texto como montar uma loja online para mais detalhes sobre esse assunto.Após preencher os requisitos acima, então, você terá a sua loja virtual operando. 

Nesse texto quero destacar as melhores alternativas para construção de sua loja. Algumas requerem certo nível de conhecimento em programação enquanto outras não. Essas alternativas oferecem a possibilidade de criação, configuração e lançamento de sua loja em menos de um dia. Dentre as principais, destaco:



A última para quem quer vender em mercados internacionais. Todas são simples e fácil de customizar. 

Algumas características essenciais para escolha da ferramenta a usar: variedade de ferramentas, integração com mídias sociais, recursos de customização e, claro, suporte.

eu recomendo a Loja Integrada para quem está começando por ser possível criar uma loja totalmente grátis e começar a vender. 

Mas se você quer iniciar a sua loja mas não quer ter estoque, vendendo produtos que ficam armazenados na loja do fabricante (DropShipping), recomendo o curso Importador Profissional que revela o passo a passo para ter sucesso na importação de vários tipos de produtos.

Recomendo, também, para quem não quer ter estoque e quer apenas ter comissões em lojas de afiliados a ler o meu texto sobre o assunto clicando aqui e conferindo o artigo.

Tenham uma ótima leitura!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário