Dicas para pequenos empreendedores e pensadores digitais .

sábado, 21 de outubro de 2017

A liberdade financeira

Ontem eu estava brincando banco imobiliário com minha filha e meu enteado e surgiu-me a ideia de postar sobre o assunto de liberdade financeira. Sei que é há diversos livros e sites por ai que prometem e "vendem" a tão sonhada independência financeira, mas te digo que não é fácil e tão pouco simples. Não será da noite para o dia que você estará nessa condição a não ser, claro, que ganhe uma herança inesperada ou acerte os números da loteria.

O grande desafio a ser perseguido está em um horizonte de longo prazo e a maioria das pessoas não se dá conta que o futuro é agora. Quanto mais cedo você construir o seu caminho para esse objetivo mais cedo, também, chegará lá.

Antes de falar sobre o que fazer para ter independência financeira, preciso comentar com todos algo que poderá surpreender: a previdência não te garantirá um futuro tranquilo. E sabemos que não há garantias nenhuma que a sua aposentadoria será paga. Mas, dirão, alguns: Eu tenho investido em previdência privada. Eu afirmo que, infelizmente, os rendimentos de previdência privada que são oferecido por ai não rendem grande coisa. Mas é uma opção.

O que fazer então? Aplica aquilo que te faz um vencedor no banco imobiliário à vida real. Mas como?

Bom. Quem ainda não conhece o jogo, sugiro que compre para brincar com o seu filho(a) e aposto que é bem melhor que entregar um celular para a crinça. A grande estratégia do jogo é escolher as melhores propriedades e por meio dessas ir construindo casas até poder ter a possibilidade ter contruir o hotel (após ter 4 casa). Ao adquirir as propriedades, você passa ter o direito de posse e todo o jogador é obrigado a "pagar" aluguel quando entrar em sua propriedade (gerando renda). Com o dinheiro ganho, você comprará novas propriedades e, assim, irá construindo casas e, depois, hotéis. A grande "joia" do jogo é ter ações de empresas, pois te dão mais receita. Legal, não?

Eu consigo, sempre, recuperar praticamente todo o dinheiro que recebo do banco quando estou jogando. Mas por que não aplicar essa técnica na vida real?

Primeiramente há o fator psicológico que envolve o dinheiro, pois não sabemos lidar com o dinheiro de maneira certa. O medo de arrisca é uma caracterísca muito presente dentro de nós. Mas te falo que os melhores investidores, também, têm aversão ao risco. Então é necessário investir, mas com o foco no longo prazo e com ações de curto prazo. Comece. Qual o valor necessário para você ter a sua liberdade financeira e não depender do seu emprego? Essa pergunta tem que ser respondida individualmente. Após chegar em um valor razoável para você, trace metas. É necessário ter uma meta de longo prazo e desdobrá-la para períodos de médio (~ 4 a 5 anos) e curto prazo (12 meses). Imprima essas metas cole-as em algum lugar para sempre lembrar delas. É o que tenho feito. Minha meta de longo prazo está guardada em meu escritório. A de médio prazo está colada em meu armário (junto com a foto do Urso Polar - aquele do desenho). A meta curto prazo está colada na geladeira juntamente com as ações necessaárias para cumprir a meta. Toda vez que faço uma ação, risco do papel. Mas essa foi a maneira que eu encontrei de ter disciplina para segui-las. Use a sua.

Finalizando, acredito que, para ter independência financeira os grandes passos a serem dados (lembrando do jogo) são:

- Comprar ativos que te gerem renda: essa é a primeira lição que aprendi com o banco imobiliário. Havia propriedades que não davam tanto retorno. Essas eu não comprava. Comprava as propriedades que me gerassem renda de aluguel boas. Mas isso vale para ações, commodities, títulos, etc.

- Reinvestir os dividendos: com o dinheiro ganho com os seus investimentos (os dividendos), reinvista. No caso do  jogo, eu comprava mais uma casa.

-Investir como um estilo de vida: é, sem dúvida, o melhor conselho. Faça disso um estilo de vida. Procure por ativos que você acredita e que te dêem retorno. Estude bastante antes de investir. torne-se um expert no investimento em que você colocou o seu dinheiro e, com isso, chegará ao seu objetivo.

Recomendo a todos a leitura de meu artigo sobre onde alocar meus recursos. Esse vai te ajudar a encontrar um caminho para os seus investimentos.
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário